Confira 6 dicas para otimizar sua operação em câmara fria.
Alguns dos principais desafios para operações em câmara fria são otimizar a capacidade da bateria e o espaço disponível no ambiente.
Tudo isso deve ser enfrentado sem comprometer o bom funcionamento da empilhadeira. Para auxiliar com estes desafios, separamos algumas dicas para otimizar as suas operações em câmara fria:
1. Utilizar o equipamento certo
Usar empilhadeiras específicas para esse tipo de operação evita avarias e excesso de custos com manutenção, pois elas já são feitas para esse trabalho.
2. Otimizar o espaço
O espaço é crucial para operações frigoríficas, assim sua utilização precisa ser otimizada, para isso é possível escolher opções de armazenamento que utilizem o volume do armazém da forma mais eficiente, como por exemplo os porta paletes semiautomatizados.
3. Procure novas soluções energéticas
Baterias de íons de lítio perdem pouco ou nenhum rendimento dentro de câmaras frias e têm eficiência energética até 30% superior a baterias de chumbo-ácido, o que permite mais tempo de funcionamento. Com o opcional sistema de aquecimento das baterias, desenvolvido para que a bateria Li-Íon tenha uma autonomia maior mesmo trabalhando em ambientes com temperaturas negativas, é possível trabalhar durante todo o turno, realizando cargas rápidas de oportunidade.
4. Certifique-se de que os trabalhadores estão confortáveis
Manter os trabalhadores confortáveis aumenta sua produtividade, por isso, investir em uma empilhadeira com cabine aquecida pode contribuir para a melhoria do trabalho e uso do equipamento, trazendo mais conforto, produtividade ao longo do turno.
5. Considerar a automatização para tarefas repetitivas
Trabalho em ambientes frios costumam exigir mais dos operadores, por isso reduzir o número de colaboradores nesses ambientes pode ser uma boa opção. Uma forma de efetuar essa redução é automatizar os processos, introduzindo equipamentos autônomos.
6. Manter-se informado do andamento do serviço
Apoio de consultores especializados e uso de peças genuínas é fundamental para o bom funcionamento dos equipamentos. O uso de telemetria também é uma boa opção.
Atualizado em: 19/06/2023